O IMPACTO DO REFRIGERANTE EM SEU CORPO... SURPREENDENTE!

 Refrigerantes e seu impacto sobre a nossa saúde.
 
 Refrigerantes são consumidos em grandes quantidades em todo o mundo, especialmente no Ocidente. Seu alto consumo devido, principalmente, à enorme campanha promocional que as indústrias impor na sociedade e na ignorância da sociedade dos efeitos colaterais que traz o consumo destas bebidas para o nosso corpo.
Que efeito faz os refrigerantes sobre a saúde?
1º Obesidade:
Refrigerantes têm grandes quantidades de açúcar refinado "Copo grande de Coca-Cola tem 44 colheres de chá de açúcar" (sacarose e xarope de milho de alta frutose). A frutose afeta os níveis sanguíneos de hormônios como a insulina, a leptina (hormônio que inibe o apetite) e grelina (um hormônio que estimula a fome). De acordo com diversos estudos, devido ao efeito de frutose em hormonas, o consumo prolongado de produtos com uma grande quantidade de energia a partir de frutose, desempenha um papel-chave no ganho de peso e obesidade
Com o aumenta do sobrepeso ou obesidade o risco de diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, câncer e outras doenças e causar problemas sociais e psicológicos. Há muito tempo atrás diabetes tipo 2 era uma doença de adultos, mas hoje, infelizmente, existem crianças e adolescentes que sofrem.
  2ºOsteoporos:
 As pessoas que consomem refrigerantes, especialmente crianças e adolescentes, em vez de leite ou outros produtos lácteos têm uma ingestão de cálcio abaixo do ideal. Baixa ingestão de cálcio contribui para a osteoporose. 
  O ácido fosfórico presente nestas bebidas promove osteoporose porque diminui o cálcio no soro e os níveis de fosfato no sangue e aumento da excreção urinária de cálcio.
O consumo excessivo de açúcar refinado e cafeína, presente em refrigerantes, também promover a perda de cálcio do osso quando a ingestão de cálcio está abaixo do normal.
2º Cárie dentária e erosão do esmalte dentário.



O açúcar refinado com os ácidos presentes no gás, tal como o ácido fosfórico e de ácido cítrico, entre outros, contribui substancialmente para o desenvolvimento de cáries dentárias e erosão do esmalte dentário.
cárie dentária é causada por desmineralização do dente causada por produtos ácidos a partir da fermentação de resíduos de alimentos, em especial os hidratos de carbono, induzida pelas bactérias presentes na cavidade oral.
 4º Doença cardíaca.
Dieta com quantidades elevadas de açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de doença cardíaca em pessoas com síndrome X ou síndrome metabólica. Essas pessoas têm resistência à insulina, hipertensão, triglicérides alto, obesidade abdominal e os níveis elevados de açúcar no sangue.
Além disso, muitos estudos descobriram que as pessoas que consumiam um ou mais refrigerantes por dia, ou dietéticos ou não, têm um risco aumentado de desenvolver a síndrome metabólica, que, eventualmente, trazer doenças cardíacas, derrame e diabetes de 50%.
5º  As alterações renais.
Vários estudos têm mostrado que os refrigerantes possuem o potencial para aumentar o risco de desenvolvimento de pedras nos rins. Como vimos refrigerantes contêm ácido fosfórico. Um excesso deste ácido incentiva a formação de pedras nos rins.
Além disso, aumento do ácido fosfórico no sangue promove a liberação de cálcio dos ossos para o sangue para compensar esta falta de equilíbrio.
O cálcio é eliminado através da urina e que é saturado e cristaliza-se a formação de cálculos de cálcio.
A formação de cálculos está também relacionada com o consumo excessivo de açúcar.
   Outras alterações
Cafeína: É considerada uma droga estimulante que vicia e está presente na maioria dos refrigerantes e refrigerantes com sabores cítricos. O vício da cafeína, seria uma das razões por que os refrigerantes mais populares estão presentes entre os ingredientes. Grandes indústrias dizem que só beber cafeína adicionada a bebidas de sabor. No entanto, os usuários regulares não pode detectar o gosto amargo. Sugerindo que a adição de cafeína é simplesmente para conseguir um efeito estimulante sobre o consumidor. 
A cafeína aumenta a excreção de cálcio na urina, com uma dieta pobre em cálcio, especialmente em crianças e adolescentes aumenta o risco de osteoporose.
A cafeína provoca efeitos comportamentais, pois aumenta o estado de alerta, causa nervosismo, irritabilidade, insônia e taquicardia. As crianças desenvolvem dores de cabeça, fadiga e têm dificuldade de ir dormir.
  Cores:
Vários aditivos para dar a cor característica de refrigerantes causar distúrbios diferentes, tais como alergias e hiperatividade.
A maior parte dos corantes causar reações alérgicas, porque eles são libertadores de histamina.
A seguir estão alguns:
Corante Amarelo 5, tartrazina ou E102: provoca asma, coriza e urticária se misturado com analgésicos, como a aspirina
Caramelo: usado em bebidas cor Marón, sangue e causa câncer em animais experimentais alterações. A cor é conseguida através da mistura de açúcar com sulfitos e nitratos em alta pressão.
Tingir cochonilha carmim ou ácido E120: vem de insetos. Porque crescimento reduzido em animais experimentais. Produz hiperatividade em crianças e alergias.
 E você, o que acha?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário