A real condição da IASD segundo Ellen G. White!





Há possibilidade de a igreja IASD entrar em estado de completa apostasia?

Vejamos o que Ellen White escreveu:
“O dom de Deus é vida eterna sob condição de integral obediência. Review and Herald, vol. 4, p. 205.5. (primeiro: as bênçãos de Deus é condicional, assim  como foi com Israel, assim será com a igreja!).

“Cristo veio para salvar Jerusalém com seus filhos; mas o orgulho farisaico, a hipocrisia, o ciú­me e a malícia impediram-No de cumprir o Seu propósito”. O Desejado de Todas as Nações, p. 577.6.

“Jerusalém é uma representação do que a igreja será se recusar caminhar na luz que Deus tem dado”. Testimonies, vol. 8, p. 67.5.

“Deve-se ter em mente que as promessas e as ameaças de Deus são igualmente condicionais”. Evangelismo, p. 695.

O que a profetiza escreveu sobre a condição da igreja nos últimos dias?

"Os erros precisam ser reprovados, o pecado deve ser chamado de pecado, e a iniqüidade deve ser pronta e decididamente confrontada e afastada de nós como um povo”. Testimonies, vol. 3, p. 254-260 (1873).

"Se o centro da Obra se tornar corrupto, toda a igreja, em seus diversos ramos e interesses, espalhada por toda a face da Terra, sofre em conseqüência... “A principal obra de Satanás está na sede de nossa fé. Ele não poupa esforços para corromper homens em posições de responsabilidade e os persuade a serem infiéis a seus vários depósitos. . . . Satanás está fazendo o máximo para enganá-los e atraí-los a fim de que eles não só se destruam, mas possam influenciar outros a praticar o mal e prejudicar a grande Obra. Testimonies, vol.4, pp. 210-211 (5 de janeiro de 1875).

"Mas foi-me mostrado que o povo de Deus colocou-se no terreno do inimigo; sucumbiu a suas tentações e seguiu os seus engodos até terem as sensibilidades temerosamente dormentes.” Testimonies, vol. 4, pp. 310-312.

"Foi me mostrado que enfermidade dolorosa e contagiosa está sobre nós, a qual produzirá morte espiritu­al a menos que seja impedida. Isso é terrível, bem no coração da Obra, onde a saúde e vitalidade são tão essen­ciais para a saúde do organismo”. “Penaliza-me dizer-vos, meus irmãos, que vossa pecaminosa negligência em caminhar na luz tem-vos envolvido em trevas... . Somente posso exclamar, como pudestes fazer exatamente o que a voz de Deus vos proibiu de fazer? ... Há homens entre nós em posições de responsabilidade que sustentam que as opiniões de alguns poucos assim chamados conceituados filósofos merecem maior confiança do que a verdade da Bíblia, ou os testemunhos do Espírito Santo... É ensinado na maioria de nossas escolas e vem nas lições do rol do berço”. Special Testimony [Testemunho Especial], pp. 41-66, 20 de junho de 1882 (impresso em 1889). Versão revisada em Testimonies, vol. 5, pp. 62-84.

“Pode Cristo dizer de Seus professos seguidores: Este é Meu povo peculiar; Eu Me entreguei por eles, para redimi-los de toda iniquidade, de modo a que expressassem o louvor a Quem os chamou das trevas para a Minha maravilhosa luz? Não diria, antes, o Senhor: Como a bela cidade se torna uma meretriz e a casa de Meu Pai um lugar de comércio. Devido a vossa descrença, não posso realizar muitas obras poderosas entre vós”. Review and Herald, 7 de novembro de 1882.

“Aqui vemos que a igreja - o santuário do Senhor - foi a primeira a sentir o golpe da ira de Deus. Os anci­ãos, a quem Deus havia concedido grande luz e que se postaram como guardiães dos interesses espirituais do po­vo, haviam traído o seu legado. . . . Assim, ‘paz e segurança’ é o clamor dos homens que nunca outra vez ergue­rão a voz como trombeta para mostrar ao povo de Deus as suas transgressões e à casa de Jacó os seus pecados. Esses cães mudos que não querem ladrar são os que sentem a justa vingança de um Deus ofendido.... Eles foram outrora servos fiéis, favorecidos com a Sua presença e direção; mas apartaram-se Dele e conduziram outros ao erro, e, portanto, são trazidos sob o desprazer divino”. Testimonies, vol. 5, p. 211-212.

“Esperamos nós ver a igreja inteira reavivada? Esse tempo nunca chegará.... Precisamos dedicar-nos ao trabalho individualmente. Precisamos orar mais, e falar menos. A iniqüidade abunda, e as pessoas precisam ser ensinadas a não se satisfazerem com uma forma de santidade sem o seu espírito e poder. ...Temos mais a temer de dentro do que de fora. Os impedimentos à força e êxito são muito maiores de parte da igreja do que do mundo. Review and Herald, 22 de março de 1887.

“Os fatos que dizem respeito à real condição do professo povo de Deus, falam mais alto do que a sua profissão, e tornam evidente que algum poder cortou o cabo que os ancorava à Rocha Eterna e estão sendo leva­dos para o alto mar sem mapa e sem bússola”. Review and Herald, 24 de julho de 1888.
“A igreja se acha na condição laodiceana. A presença de Deus não está em seu meio”. Notebook Leaflets, p. 99.5.

“Nos dias de Samuel, Israel pensava que a presença da arca contendo os mandamentos de Deus obteria para eles a vitória sobre os Filisteus, arrependessem-se eles ou não de suas más obras. O mesmo perigo existe hoje entre os que professam ser depositários da lei de Deus. Eles são bem capazes de se gabarem de que o respeito que dedicam aos mandamentos os preservará do poder da justiça divina. Recusam ser reprovados pelo mau, e acusam os servos de Deus de serem por demais zelosos em porem o pecado fora do acampamento. Um Deus que odeia o pecado chama os que professam guardar Sua lei a desviar-se de toda a iniquidade. A negligência em arrepender-se e obedecer a Sua Palavra trará conseqüências tão sérias ao povo de Deus hoje como se deu com o mesmo pecado em relação ao antigo Israel." Testimonies, vol. 4, pp. 166-167.

“O dia de Deus está bem diante de nós, e o mundo tem convertido a igreja. Ambos estão em harmonia, e estão agindo segundo uma política de curta visão”. Boletim da Associação Geral, primeiro trimestre, 1900.
“A igreja adotou o mundo na sua comunhão, e tem dedicado suas afeições aos inimigos da santidade. A igreja e o mundo estão situados no mesmo terreno em termos de transgressão da lei de Deus. A igreja prefere assimilar o mundo, em lugar de separar-se de seus costumes e vaidades”. Manuscrito 44, p. 19 (1900).

“Nas balanças do santuário está sendo pesada a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ela será julgada pelos privilégios e vantagens que tem desfrutado. Se a sua experiência espiritual não corresponde às vantagens que Cris­to, a custo infinito, lhe propiciou, se as bênçãos conferidas não a qualificou a realizar a obra que lhe foi confiada, a seu respeito será pronunciada a sentença: ‘Achada em falta’. Mediante a luz concedida, as oportunidades dadas, ela será julgada”. Testemunhos Seletos, Vol. 3, pág. 251.

“A menos que a igreja, que está agora sendo levedada com sua própria apostasia, se arrependa e se con­verta, ela comerá os frutos de sua própria confecção, até que se aborreça de si mesma”. Testimonies, vol. 8, pp. 247-250. 21 de abril de 1903.

"O povo de Deus deve distinguir-se como um povo que O serve completamente, de todo o coração, sem tomar as honras para si, e lembrando que pelo mais solene dos pactos, eles se uniram para servir ao Senhor, e somente a Ele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário