Porque Deus permite o sofrimento?

Depois de uma batalha terrível em um país afligido pela guerra, os milhares de civis mortos – mulheres e crianças – foram enterrados numa vala comum, cercada de cruzes. Em cada cruz avia a inscrição: “Por quê?” Às vezes, essa é a pergunta mais dolorosa. As pessoas fazem essa pergunta com tristeza quando há alguma tragédia.
             Porque Deus permite o sofrimento, sendo ele, amoroso e justo? Porque o  mundo esta tão cheio de ódio e injustiça? Você já se fez essa pergunta?
 Até mesmo homens fiéis e tementes a Deus, fizeram perguntas assim; Habacuque um profeta perguntou: Por que razão me mostra a iniquidade, e me fazes ver a opressão? ( Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. “Habacuque 1:3”).
 Pessoas de várias religiões recorrem a seus líderes religiosos para saber por que existe tanto sofrimento. A resposta, em geral, é que o sofrimento é da vontade de Deus, que os caminhos de Deus são misteriosos; esses instrutores religiosos levam as pessoas a culparem a Deus pelas coisas ruins que acontece no mundo, toda vez diante de um desastre,  jamais podemos dizer: Essa era a vontade de Deus. “Portanto vós, homens de entendimento, escutai-me: Longe de Deus esteja o praticar a maldade e do Todo-Poderoso o cometer a perversidade! Porque, segundo a obra do homem, ele lhe paga; e faz a cada um segundo o seu caminho Também, na verdade, Deus não procede impiamente; nem o Todo-Poderoso perverte o juízo.” Jó 34:10-12.
 Não podemos confundir permitir, com, fazer com que isso aconteça; existe uma enorme diferença entre uma coisa da outra.
 Temos que entender que: Deus não é o criador do mal e do sofrimento. (“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” Genesis 1: 31). Deus existe desde a eternidade como o Pai, Filho e Espírito, juntos em uma relação de amor perfeito. Assim, o amor é o maior valor no universo. E quando Deus decidiu criar seres humanos, Ele compartilhou o amor.
Mas, para nos dar a capacidade de amar, Deus tinha que nos dar o que chamamos de livre arbítrio para decidirmos amar ou não amar. Por quê? Porque o amor sempre envolve uma escolha. Se formos programados para dizer: “Eu te amo”, não seria realmente amor, seriam apenas palavras.
A grande tragédia aconteceu quando o ser humano abusou do livre arbítrio, rejeitando Deus e escolheu andar longe DEle. O resultado foi a introdução de dois tipos de mal no mundo: o mal moral e o mal natural.
O mal moral é a imoralidade, a dor, o sofrimento, a tragédia que vem porque escolhemos, consciente ou inconscientemente, ser egoístas, arrogantes e insensíveis. O segundo tipo de mal é chamado de mal natural. Que se reflete em terremotos, tornados e furacões. Estes são resultados indiretos.
O dia está chegando quando o sofrimento cessará e Deus julgará o mal. Alguém um dia me disse: “Se Deus tem o poder de erradicar o mal e o sofrimento, então por que Ele não faz isso?”
Por não ter feito ainda não significa que Deus não irá fazê-lo. A história deste mundo ainda não acabou. Ele diz que chegará o dia virá quando a dor e o mal serão erradicados. A justiça será feita de uma forma perfeita. Esse dia chegará, mas ainda não chegou.
Então, o que está esperando Deus? Uma simples resposta pode ser: “alguns de nós”. Ele realmente está atrasando a consumação da história na expectativa de que mais pessoas ainda coloquem a sua confiança nEle e escolham passar a eternidade no céu.
Outro ponto de luz importante nesse tema é que o nosso sofrimento não é nada em comparação ao que Deus tem reservado para seus seguidores. Eu não quero minimizar a dor e sofrimento, mas ajuda se tivermos uma perspectiva de longo prazo.
Olhe para este versículo: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação…” 2 Coríntios 4:17. Espere um pouco: “problemas leves e momentâneos”? Paulo foi cinco vezes picado, açoitado com 39 chicotadas e três vezes espancado. Mas, ele diz: “Porque nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação.” Paulo também escreveu Romanos 8:18: “Porque a mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.
O chamado vem do Senhor. Decida hoje, neste momento, de modo que se a tragédia acontecer, a sua eternidade com Deus esteja segura.
 Se gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos, e revele o amor de Jesus.
 Inscreva-se no blog e acompanhe nossas atualizações.
 
Fonte: A verdade presente

Nenhum comentário:

Postar um comentário