Alimentos podem combater depressão ou causa-la!

 Antes de ler a matéria, registre-se em nosso site e torne um membro. Grato!

Há uma receita para a felicidade? Certamente, não. Porém, dependendo do que se põe no prato, fica mais fácil chegar perto dela: alguns alimentos têm o poder de ajudar a afastar o mal-estar, espantar a tristeza e elevar o astral.
Vários nutrientes são necessários para que o cérebro produza neurotransmissores – substâncias responsáveis pela comunicação entre as células nervosas e por sensações de bem-estar, prazer, apetite e libido. E alguns deles têm um papel mais especial nesse processo; Conheça:


Mel: é uma ótima fonte de carboidratos, que estimulam a produção de serotonina. Além disso, ele ajuda a reforçar as defesas do organismo. Apesar de muito benéfico, é muito calórico, por isso, deve ser usado moderadamente. Recomendação de consumo: três colheres (chá) por dia.

Abacate: rico em vitamina B3 (chamada de niacinamida), que tem ação específica sobre o sistema nervoso, colabora para a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro. Essa vitamina, em conjunto com o ácido fólico, atua nos neurotransmissores, facilitando a promoção de bem-estar. Seu consumo requer moderação por conta de seu alto teor calórico: uma pequena porção de 100 gramas contém 160 calorias. Recomendação de consumo: ? de abacate três vezes por semana.

Tofu (queijo da soja): é uma excelente fonte de magnésio, mineral que atua na regulação do metabolismo cerebral e participa da metabolização de alguns aminoácidos, como triptofano. A deficiência de magnésio resulta em fadiga e na falta de enzimas necessárias para a produção de energia. Contém ainda colina, substância que melhora o desempenho mental, por prevenir alterações da membrana celular e da mielina, substância que envolve os nervos. O tofu também é rico em cálcio e ferro, minerais que, quando escassos, podem causar cansaço crônico e anemia. Recomendação de consumo: uma fatia média todos os dias.

Brócolis: essa hortaliça contém doses fartas de ácido fólico, mineral que tem sido associado a distúrbios psiquiátricos, inclusive à depressão, quando em escassez. Cerca de 30% dos pacientes depressivos têm deficiência de ácido fólico, segundo apontam alguns estudos. Recomendação de consumo: quatro buquês, pelo menos quatro vezes por semana.

Banana: excelente fonte de triptofano e carboidratos, que auxiliam a liberação de serotonina, melhorando o ânimo. A fruta é ainda repleta de vitamina B6, responsável por auxiliar no
metabolismo de substâncias que regulam o humor. E contém potássio, magnésio e biotina, que auxiliam a diminuir a ansiedade. Recomendação de consumo: uma unidade ao dia, de qualquer tipo (nanica, prata, maçã etc)metabolismo de substâncias que regulam o humor. E contém potássio, magnésio e biotina, que auxiliam a diminuir a ansiedade. Recomendação de consumo: uma unidade ao dia, de qualquer tipFrutas oleaginosas: nozes, castanhas, macadâmias, amêndoas e avelãs são fontes de triptofano, substância que favorece o bom-humor, e vitamina B1, que melhora a concentração. Também contêm doses caprichadas de selênio (principalmente a castanha do Pará). A falta desse mineral no organismo tem sido associado a quadros de depressão, irritação e ansiedade, de acordo com alguns estudos. As nozes, em especial, contêm inositol, fundamental para o correto funcionamento cerebral. Por serem muito calóricas, devem entrar na dieta em quantias moderadas. Recomendação de consumo: três a quatro unidades por dia o (nanica, prata, maçã etc).

Gérmen de trigo: é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, que ajudam na regulação do humor e diminuem a irritabilidade. Contém ainda inositol, substância necessária para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina (este último aumenta o equilíbrio dos neurônios). Sua vitamina B5 (ácido pantotênico), conhecida como vitamina antiestresse, também entra na síntese da acetilcolina, conferindo melhor adequação dos impulsos nervosos e das funções cerebrais. Recomendação de consumo: uma colher (sopa) diariamente.

Espinafre: fonte de inúmeros nutrientes, como folato, betacaroteno, vitaminas A e C, potássio, cálcio e ferro. Eles agem simultaneamente para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Também concentra magnésio, que atua na estabilização do metabolismo cerebral, ajudando a modular o humor. Recomendação de consumo: duas colheres de sopa de espinafre cozido ao dia. Vale alternar com outras folhas verdes escuras como couve, agrião e rúcula.

Alimentos que causa depressão!
Tenha cuidado com alguns alimentos: excesso de bebidas alcoólicas e ricas em cafeína (como o café), laticínios, carnes vermelhas gordurosas, carboidratos refinados (pão, açúcar, doces), sal e adoçantes podem favorecer quadros de apatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário