Veja o seu corpo mudar... com o tabaco

Saúde
Veja o seu corpo mudar... com o tabaco

08-10-2013

‘Tobacco Body’ mostra os efeitos do cigarro na nossa aparência e saúde

Por Vítor Matos

Um site da Sociedade de Cancro da Finlândia mostra como é que os corpos feminino e masculino mudam com o hábito do tabaco. Por exemplo, os fumadores têm mais problemas de erecção. Já elas perdem o apetite sexual. E o cigarro pode acentuar o acne, as rugas...

Depois de ler este texto, pode ter de pensar duas vezes antes de acender o isqueiro.

Problemas para a saúde


Cancro no pulmão

O aumento das probabilidades de se contrair cancro no pulmão é uma das piores consequências do consumo do tabaco. Nove em cada dez doentes com cancro no pulmão são fumadores. O risco aumenta quanto mais cedo se começa a fumar, quanto mais tempo se mantiver o vício e quanto mais cigarros se consumirem por dia.

Pulmões

Fumar danifica os pulmões e torna a respiração mais difícil. Um fumador, por exemplo, não consegue mergulhar a uma profundidade tão grande quanto alguém que não fuma. Nos fumadores de idade mais avançada, aumenta o risco da doença obstrutiva crónica dos pulmões. Experimente a respirar com as mãos à frente do nariz e da boca: a sensação é essa. Mesmo em pequenos esforços, o fumador fica mais cansado.


Problemas para a saúde

Artérias

É mais fácil os fumadores desenvolverem coágulos sanguíneos, o que pode levar à morte súbita. O risco para os fumadores representa o dobro.
Não fumar ajuda a ter artérias mais saudáveis.

Gravidez

Os químicos libertados pelos cigarros viajam até ao feto através do cordão umbilical. Em termos relativos, o bebé acaba por ficar exposto a níveis de químicos perigosos superiores à sua mãe. Quando a mãe fuma durante a gravidez, a nicotina comprime os vasos sanguíneos e como consequência a criança pode sofrer de falta de oxigénio durante a gestação.

Estômago

A nicotina enfraquece a capacidade do estômago para combater a helicobacter pylori, que causa as úlceras.
Como o tabaco prejudica o seu bem-estar

Stresse

Um fumador é por norma mais stressado do que um não fumador. Os efeitos secundários do tabaco causam maior nervosismo. É um mito que os cigarros acalmem, e é preciso contar com a ansiedade de quem precisa de fumar o cigarro seguinte. Um não fumador não está sempre a olhar para o relógio, a bater na mesa, ou a pensar em quando vai fumar o próximo.

Hálito

Os fumadores têm mau hálito. Cerca de 20% das pessoas acabaram relações por causa do tabaco. O mau hálito não é muito sensual. Os não-fumadores são mais imunes ao tártaro e não têm manchas, pelo menos de tabaco, nos dentes.

Boca

Um sorriso amarelo revela um fumador. Também aumenta substancialmente as probabilidades de contrair cancro na boca. Quem não fuma tem menos tártaro, cuja remoção é desconfortável. Os não fumadores têm três vezes menos probabilidades de ter cancro na boca.

Como o tabaco prejudica o seu bem-estar

Sexo

Nos homens, o tabaco enfraquece o fluxo sanguíneo para o pénis, o que significa que os fumadores têm duas vezes mais probabilidades de virem a sofrer de problemas de erecção. O número de relações consumadas também será metade em relação aos fumadores.

Num não fumador, a irrigação sanguínea funciona melhor. Pode dizer-se que não fumar é o remédio mais eficiente contra os problemas de erecção. Metade dos casos de impotência são causados por problemas na circulação sanguínea e sistema nervoso.

Em relação ao esperma, a densidade registada num fumador é menor do que num não fumador. As toxinas dos cigarros reduzem a concentração e a mobilidade dos espermatozóides e danificam a estrutura das células.

A vida sexual das mulheres fumadoras não é tão boa como a das não fumadoras. Os níveis da hormona feminina, o estrogénio, baixam, o que reduz o seu interesse sexual.

Uma não fumadora terá mais probabilidades de ter uma vida sexual melhor. Como o tabaco faz mal à bactéria que protege o corpo de certas infecções, as mulheres fumadores ficam mais expostas a infecções vaginais.

As pessoas que fumam são mais feias

Rugas

As rugas aparecem mais cedo nos fumadores. O fumo baixa os níveis de colagénio e danifica a elasticidade da pele. Os não fumadores têm cinco vezes menos rugas quando comparados com pessoas que fumaram uma maço de cigarros por dia ao longo de 25 anos.

Cara

A pele do fumador parece menos saudável, porque os químicos do fumo dos cigarros fazem as fibras elásticas da pele estalar com mais facilidade. Não fumar tem o mesmo efeito de um cosmético: a pele permanece saudável e atraente.

Pêlos e cabelos

É mais provável crescerem cabelos nos braços das mulheres fumadoras, porque o tabaco aumenta os seus níveis de hormonas masculinas. Os fumadores apresentam um cabelo mais baço e os homens têm tendência para ficaram carecas e grisalhos mais cedo.
As pessoas que fumam são mais feias

Acne

É mais provável os fumadores terem borbulhas, Fumar enfraquece a circulação sanguínea na pele e aumenta o risco de infecções. O acne de um fumador é habitualmente mais complicado. A pelo do não fumador tem menos borbulhas porque a circulação sanguínea faz o que é suposto.

Unhas

De acordo com a moda, no que se refere a unhas, o amarelo da nicotina nunca foi uma tendência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário