Tem problemas com o sono? Leia estas dicas simples que o podem ajudar

Não conseguir dormir é uma das coisas que se reflecte com mais facilidade na sua vida quotidiana. Mesmo estando cansado, o corpo não consegue desligar, e levar o dia seguinte a bom termo pode ser difícil.

De acordo com a revista ‘Business Insider’, a falta de sono pode levar a mau temperamento e a comportamentos erráticos. A nível de saúde, as pessoas que dormem menos do que o necessário aumentam o risco de infecções, aumento de peso, diabetes e doenças cardíacas.

Veja estes truques simples e lembre-se deles na hora de ir dormir – as suas noites podem ser bem diferentes.


Siga uma rotina antes de ir para a cama

Todas as noites, deve fazer actividades relaxantes antes de ir dormir. Por que não tomar um banho quente? Este gesto pode ajudar o corpo a descontrair.

Também pode ler um livro sob uma luz que não seja muito forte, mas que ao mesmo tempo não esforce demasiado os olhos. Nem pense em ligar o computador – pode deixá-lo mais desperto.

Quanto ao seu quarto, este deve manter-se fresco e escuro, com temperaturas entre os 18 e os 20 graus centígrados.
O telefone não pode ser o despertador

Muitas pessoas fazem isto, mas está errado. Ter o telemóvel perto da cama não ajuda, porque quando não consegue dormir, pode sentir-se tentado a vê-lo. E em vez de se limitar a ver as horas, ainda acaba a ver as mensagens, a ir à Internet...

O médico Robert Oexman, que dirige o instituto ‘Dormir para Viver’, em Mebane, EUA, explica que “o quarto deve estar reservado ao sono, ao sexo, e nada mais”. Em vez de usar o telefone, compre um despertador – e hoje em dia, não são caros.


Respire profundamente

Apesar de ir para a cama, o seu corpo ainda se pode sentir desperto e excitado. As dificuldades em adormecer podem começar aí. Contudo, pode ser resolvido com o controlo da respiração. Se respirar profundamente, o cérebro percebe que está a tentar relaxar e faz com que o corpo faça o mesmo.


Para ajudar, quando respira fundo concentre-se no ar puro que está a entrar nos pulmões e a limpar o seu corpo. Quando expira, imagine toda a negatividade e as toxinas a saírem de si, deixando-o como novo. Repita até sentir o corpo descontraído.


Relaxe os músculos

Um relaxamento muscular progressivo ajuda a aliviar a ansiedade e o stress. Mas como é que se faz? Basta focar-se em contrair e relaxar um certo grupo de músculos, de cada vez.

Caso queira experimentar, Catherine Darley, que dirige o Instituto de Medicina do Sono em Seattle, EUA, sugere que “pode contrair os dedos dos pés com força enquanto conta até sete. Depois relaxe”. Pode fazer o mesmo com todos os grupos musculares.


Faça um exercício mental

É verdade: contar carneiros ajuda mesmo. O ritmo da contagem coloca-o num estado de sonolência e é por isso que pode fazê-lo adormecer.

Para que o seu cérebro não pense em mais nada – e seja mais fácil adormecer – conte os múltiplos de três, que é ainda mais difícil do que contar de frente para trás. Assim concentra-se só nos números e a sua mente não vai pegar noutro tipo de pensamentos que o deixem agitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário