Definições de “Espirito” e “Alma”

Com o objetivo de esclarecer as pessoas, estou trazendo esse tema, de suma importância, haja vista que muitas pessoas não têm uma ideia do que realmente é, ou tem ideias erradas do que realmente seja.

A palavra “espírito”  (em hebraico “nechama” ou “ruah”, e em grego “pneuma”) é usada, na bíblia , com diversos significados, a saber:
Os conjuntos das faculdades morais e intelectuais como sejam, índole, caráter, entendimento, pensamento, etc.:
“De maneira que algum homem se tenha deitado com ela, e for oculto aos olhos de seu marido, e ela o tiver ocultado, havendo-se ela contaminado, e contra ela não houver testemunha, e no feito não for apanhada, e o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou sobre ele vier o espírito de ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes, não se havendo ela contaminado.” Números 5:13-14.
“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” Salmos 51:10.
“O que possui o conhecimento guarda as suas palavras, e o homem de entendimento é de precioso espírito.” Provérbios 17:27.
“E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.” 2 Coríntios 4:13.
“Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” Tiago 3:16
 Animo ou energia:
“Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José, que ele lhes falara, e vendo ele os carros que José enviara para levá-lo, reviveu o espírito de Jacó seu pai.” Gênesis 45:27
“Então Deus fendeu uma cavidade que estava na queixada; e saiu dela água, e bebeu; e recobrou o seu espírito e reanimou-se; por isso chamou aquele lugar: A fonte do que clama, que está em Leí até ao dia de hoje.” Juízes 15:19.
“O meu espírito se vai consumindo, os meus dias se vão apagando, e só tenho perante mim a sepultura.” Jó 17:1.
 “Ouve-me depressa, ó Senhor; o meu espírito desmaia. Não escondas de mim a tua face, para que não seja semelhante aos que descem à cova.” Salmos 143:7.
 Folego:
“Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele?” Jó 14:10.
 “Se ele pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse para si o seu espírito o  fôlego, Toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó.”  Jó 34:14-15.
 “Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo espirito, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?” Eclesiastes 3:19-21.
“E o pó volte à terra, como o era, e o folego volte a Deus, que o deu.” Eclesiastes 12:7.
 “Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.” Salmos 146:4.
  Princípio vital ou vida:
“Vida e misericórdia me concedeste; e o teu cuidado guardou o meu espírito.” Jó 10:12.
“Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana.” Jó 12:10.
“E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que. também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.” Apocalipse 13:15
 Poder divino:
“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gênesis 1:2
 “Então o Senhor desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.” Números 11:25.
 “Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.” Isaías 44:3.
  Anjo:
“Disse mais: Ouvi, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado no seu trono, e todo o exército celestial em pé à sua mão direita, e à sua esquerda. E disse o Senhor: Quem persuadirá a Acabe rei de Israel, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, e outro de outra. Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o persuadirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?” 2 Crônicas 18:18-20.
“Então um espírito passou por diante de mim; fez-me arrepiar os cabelos da minha carne. Parou ele, porém não conheci a sua feição; um vulto estava diante dos meus olhos; houve silêncio, e ouvi uma voz que dizia:” Jó 4:15-16.
 “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1:13-14.
Nunca, porém em caso algum. “espirito” significa uma entidade abstrata e imortal, que continua a viver, em estado de consciência, fora do corpo, depois da morte.
Alma
A palavra “alma” (em hebraico “nefech”, e em grego “psique”) tem, muitas vezes, na bíblia, o sentimento de “pessoas” ou “criaturas”.
 Biblicamente, o homem pode gerar almas (Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito. ”Êxodo 1:5”); a alma tem sangue para derramar (Até nas orlas dos teus vestidos se achou o sangue das almas dos inocentes e necessitados; não cavei para achar, pois se vê em todas estas coisas. “Jeremias 2:34”); Pode ser segurada nos braços e deles arrancada (Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis aí vou eu contra as vossas almofadas, com que vós ali caçais as almas fazendo-as voar, e as arrancarei de vossos braços, e soltarei as almas, sim, as almas que vós caçais fazendo-as voar. “Ezequiel13:20”); pode comer e beber (E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. “Lucas 12:19”);  pode-se mata-la (E vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira? “Ezequiel 13:19”); (E a sua alma se vai chegando à cova, e a sua vida aos que trazem a morte. “Jó 33:22”).
Algumas vezes “alma” é também empregada, na bíblia, no sentido de principio vital ou vida.
(Por que a alma “vida” da carne está no sangue; “Levítico 17:11”).
(E aconteceu que, saindo-se lhe a alma “vida” (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. “Genesis 35:18”).
(Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma “vida”? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma “vida”? “Mateus 16:26”).
As vezes “Alma” é usada, na bíblia no sentido de coração, ou seja, o centro dos sentimentos, emoções, afetos etc. (E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. “Levítico 16:29”).  (Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. “Números 21:4”).
A alma de um homem em linguagem bíblica, é o próprio homem; quem pode dizer um palavra em contrário? Quem é que não entende coisa tão fácil e compreensível?
 Nunca, porém, na bíblia “alma” significa uma entidade imaterial, consciente, imortal e desligável do corpo depois da morte. O homem não possui essa entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário