Beleza no verão

Com a chegada do verão, a busca pela beleza pode aumentar ainda mais. Afinal, quem não gosta de curtir os dias de calor com a auto-estima lá no alto?
Conversamos com duas dermatologistas e elasexplicam ditam os cuidados básicos e algumas dicas que não podem ficar de fora na estação mais quente do ano.
Aproveite o sol com moderação
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 62% das pessoas se expõem ao sol sem qualquer tipo de proteção. Essa prática pode trazer alguns problemas de saúde, como: câncer de pele, insolação, micoses, herpes e, para quem sofre de acne, esse problema pode se agravar.
A dermatologista Isabela Tavares recomenda:
- Evite tomar sol entre 10 e 16 horas;
- Use filtro solar diarimente, mesmo nos dias nublados e verifique na embalagem se o produto oferece proteção UVA (contra os raios solares que levam ao aparecimento de rugas, manchas e outros sinais da idade) e UVB (proteção contra a vermelhidão e sensação de queimadura);
- Aplique o produto pelo menos 20 minutos antes da exposição solar e repasse periodicamente;
- Use também óculos escuros, bonés e roupas que ajudam a proteger a sua pele. Existem algumas lojas específicas que comercializam roupas em que os próprios tecidos já possuem protetor solar. Vale a pesquisa dos preços!

- Hidratar o corpo é importante! Beba muito líquido, evite tomar banhos muito quentes e passe hidratantes corporais adequados para não ressecar a sua pele.
Existem vários fatores de protetor solar: 2, 4, 15, 20, 30, 40, 50 ou 60. Tudo depende do seu tom de pele e da recomendação do seu dermatologista. Ah, os preços desses produtos também variam de acordo com o fator de proteção e marca. Pesquise!
Cuidado é bom e nunca é demais
A pele e o corpo já estão ok? Então agora é a hora de cuidar dos cabelos. Sim, isso mesmo. Os cabelos também podem estar bonitos e saudáveis na estação e você nem precisa gastar tanto dinheiro com isso.
A dermatologista Flávia Bolzani citou alguns cuidados necessários e ainda sugestões para deixar tudo em ordem com as madeixas.
Água salgada e o cloro são agentes que danificam muito o cabelo. Por isso, use e abuse de cremes com protetor solar e chapéus”, diz Flávia.

5 dicas da doutora
- Como no verão a frequência de lavagem dos cabelos é um pouco maior, use shampoos para cabelos secos ou danificados;
- Evite pentear os cabelos molhados, pois os fios podem quebrar com mais facilidade;
- Deixe de lado o secador e deixe os cabelos secarem naturalmente. Verifique se o uso contínuo do secador não vai aumentar muito o valor da sua conta de energia elétrica;
- Lave os cabelos com no máximo dois dias de intervalo. Dessa forma, você mantém a saúde do couro cabeludo e não encontra problemas como caspa, por exemplo;
- Para lavar os fios, use água morna. A temperatura não danifica os fios e tira toda a sujeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário