Sou adolescente. E agora?

Você é um adolescente ou está na pre-adolescência? Bom se esta é sua situação, mil perguntas devem rodear seus pensamentos a todo instante. Pensamentos “tipo assim”:
“Minha mãe ainda acha que sou criança.”
“Eu já tenho idade para namorar e meu pai não deixa.”
“É certo ou errado “ficar” com garotos ou garotas?”
“Sexo é pecado?”
“Será que alguém vai querer namorar comigo?”
“Odeio ir pra escola!”
“Estou gordo(a) demais!”
“Estou magro(a) demais!”
“O que é TPM?”
“Quando devo perder minha virgindade?”
“O que eu faço? Como vai ser a minha vida daqui para frente? Quais serão as minhas responsabilidades?”
E um milhão de perguntas mais…
Calma, o mundo ainda não acabou! Ser adolescente não um bicho de sete cabeças! É uma fase lindamente complicada! De sentimentos confusos, de paixões arrebatadoras, de dúvidas existenciais, de “ninguém me ama, ninguém me quer!”
Você é um adolescente, não uma aberração! Daí você pode me responder “Mas vivem me chamando de aborrecente.” É,eu sei… eu também já fui uma “aborrecente”! Tive duas filhas “aborrecentes.” Mas. este é um conceito nada agradável que os adultos fazem desta fase tão linda da vida! Eles se esquecem que também passaram por esta mesma situação.
Ser um adolescente é passar por uma fase da vida onde tudo é extremamente encantador ou extremamente aterrador. Depende do ponto de vista de quem vê. Você vê seu corpo mudar e fica imaginando se um dia você vai voltar a ser bonito(a) novamente. Corpo desajeitado, cabelo rebelde, hormônios em pleno aquecimento, pelos nascendo por todos os lados, mudança na voz, cólicas menstruais, mudança de personalidade, mudança nos gostos: músicas, roupas… momentos de fúria e outros de euforia extrema, discussão com os pais, impaciência com irmãos menores, disputa por um lugar no grupo, disputas por garotas(os) e o pior de tudo AS TERRÍVEIS ESPINHAS NO ROSTO!
Mas, tirando tudo que incomoda e é normal nesta fase “ser adolescente é tudo de bom!” E é mesmo. E,vou dizer mais, se você não souber aproveitar bem este momento, você com certeza se arrependerá pelo restante de sua vida!
Você pode estar perguntando “Quando começa a adolescência?” Olhem a tabelinha:
Até os onze anos, você ainda é um pré-adolescente então não se confunda com um adolescente! Mas, neste período de pre-adolescência já começa a mudança de personalidade. O mal humor, os momentos de fúria e rebeldia, as grosserias e impaciência com tudo e com todos já começam aflorar. Na maior parte do tempo você nunca está contente com o que tem e sempre está de olho no que o colega tem, deixando os pais loucos, sempre achando que dinheiro nasce em árvore!
Agora vou contar um segredo “nesta fase, as meninas sempre levam a pior”! Ficam mais irritadas, nervosas e se desequilibram com muita facilidade, temperamentalmente falando. Mas, isto também acontece com os meninos. Então você vai ter que aprender a exercitar O AUTO-CONTROLE. Ele é a arma fundamental, neste período e senão for usado, você poderá ferir seus amigos e pessoas que te amam.
Não confunda, a tristeza normal que aparece com a variação de humor constante com DEPRESSÃO! Toda vez que te bater uma “depre”, lembre-se “ISTO VAI PASSAR!”
Nesta fase você não concorda com nada ou com quase nada que um adulto tenta impor. Aquela roupa que sua mãe comprava e você achava linda, agora É BREGA e você pensa ou diz “TÉ PARECE QUE VOU USAR ISTO!” Você quer escolher suas próprias roupas e sapatos e geralmente descabelam seus pais, pois querem somente aquilo que está em alta moda, mesmo que seus pais achem ridículo!
Esta teimosia é normal nesta fase, pois você está afirmando sua personalidade e adquirindo gostos próprios, brigando por sua autonomia e independência. Mas CUIDADO! Você deve se policiar para não ferir os sentimentos das pessoas. Lembre-se que elas só querem o teu bem, mesmo que muitas vezes você ache que não! Você deve aprender expressar suas opiniões, mostrando respeito.
Quinze anos! Agora você realmente é um adolescente! Toda menina sonha com esta idade.Mas, não tenha pressa! Ela vai chegar! Curta cada etapa de seu crescimento, pois o tempo não volta nunca mais.
Se você  é um adolescente siga meu conselho: Controle-se,supre-se, curta esta fase incrível da sua vida, pois é a melhor fase. Ela passa rapidinho e se você seguir conselhos e orientações tudo vai ficar bem!
Se você  é um pré-adolescente: Esteja preparado(a). Não tenha medo de chegar a esta fase.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”
Já dizia o grande rei Salomão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário