O que seu refrigerador diz sobre você?

É possível saber um pouco mais sobre as pessoas olhando apenas para o seu frigorífico. O trabalho é do fotógrafo Mark Menjivar

Por Marta Gonçalves Miranda

O chef francês Jean Anthelme Brillat-Savarin escreveu “diz-me o que comes, dir-te-ei quem és”. O fotógrafo Mark Menjivar inspirou-se na ideia, e na série ‘You Are What You Eat’ (Tu és o que comes, em português), procura saber um pouco mais sobre as pessoas através dos seus... frigoríficos.

São cerca de 60 pessoas diferentes, de 20 comunidades espalhadas pelos Estados Unidos, que viram os seus frigoríficos fotografados como se fossem espelhos das suas almas.

“Convidei pessoas em quem estava interessado por uma razão ou por outra”, revela à revista ‘Slate’. “Na maior parte dos casos eram verdadeiros estranhos para mim. Eram pessoas que eu conhecia em aviões, restaurantes ou que via a passear pela rua.”

Podem parecer meras imagens sem sentido, mas dizem muito sobre os seus proprietários. “Estas fotos são de ricos e de pobres. Vegetarianos, republicanos, membros da National Rifle Association of America [Associação Nacional de Rifles da América], daqueles que são colocados de parte, daqueles que são subestimados, de antigos prisioneiros de guerra, de sonhadores, e tanto mais”.

Na foto, o frigorífico de um cozinheiro de comida rápida de Marathon, Texas, que pelos vistos armazena no congelador embalagens de carne, pão pita e... uma cobra morta.




Este frigorífico pertence a uma obstetra e a um professor de Ciências do ensino básico. Na altura em que esta imagem foi tirada, o casal ia na primeira semana a comer apenas produtos locais.





Propriedade de um botânico de Fort Wayne, do Estado norte-americano do Indiana, este frigorífico um tanto ou quanto negligenciado pertence a um homem que vive sozinho e que confessou ao fotógrafo que se sente mais confortável entre a fauna e a flora do que com seres humanos.




Este frigorífico praticamente vazio pertence a um publicitário de San Antonion, no Texas, que vive com cerca de 300 euros por mês




Já este pertence a um antigo prisioneiro de guerra da II Guerra Mundial, que é também proprietário de um parque de diversões, agora encerrado, do Estado americano do Texas.




Consegue adivinhar a quem pertence este frigorífico cheio de embalagens de take away? O seu proprietário é um empregado de bar que se deita às 8h da manhã e acorda às 16h




Este frigorífico pertence a um grupo de realizadores de documentários cujo trabalho ajudou a enviar milhões de euros para crianças em necessidade no Uganda. A foto foi tirada em San Diego, no estado da Califórnia.         



Sabe o que está a ver? São pedaços de carne de veado, caçado na própria propriedade desta família do Texas




O pai trabalha na construção civil, a mãe é uma dona de casa que acorda todos os dias de madrugada para preparar o pequeno-almoço para a família. Este é o frigorifico é de uma família que vive em San Angelo, no Estado do Texas.




Neste caso, o proprietário é um artista que vive em Brooklyn, Nova Iorque, e que gere um pequeno negócio de pastelaria vegan no seu apartamento.





         
                      Nesta casa vivem três estudantes universitários (Waco, Texas).         




O frigorífico de um motorista de comboios reformado que vive sozinho em Jackson, Minnesota.




Este pertence a um anestesista. A foto foi tirada no dia a seguir ao feriado Dia de Acção de Graças.

        
             O frigorífico de um homem de negócios, divorciado após 33 anos de casamento (San Antonio, Texas).




Propriedade do dono de uma galeria em Nova Iorque.




         Este pertence a um antigo director de uma escola, agora reformado, que sofre de diabetes do tipo 2 (o tipo mais comum, geralmente controlado através de medicamentos e de uma alimentação equilibrada).
        


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário