Pessoas de que o mundo precisa.

Zé era um menino querido de uma família camponesa de muitos irmãos. A maioria das pessoas o achava “quadrado”, por ser muito honesto, obediente e com mania de fazer tudo certinho. E se seus irmãos errassem... Estava pronto para correr ao pai contando os erros deles.
Zé vivia longe da civilização, dos grandes centros, mas recebia com muita atenção a educação transmitida por seu pai. Não tinha mais o privilégio da companhia, dos cuidados e do carinho de sua mãe. Ela havia morrido ao dar a luz a seu irmão menor.
 Zé era fiel nos mínimos detalhes da vida. Seus negócios eram tão bem dirigidos que tudo que  fazia prosperava. Não mentia, não era injusto e tratava todos com muito respeito. Era considerado um “Zé ninguém”, por não se envolver com os prazeres e festas que seus colegas de sua idade costumavam frequentar. E quando rejeitou o convite para se deitar com uma mulher famosa e rica, foi tachado de “Zé Mané”, alguém que não sabe aproveitar o que a vida tem de bom. Talvez você já tenha ouvido falar de Zé, ou tenha lido a sua história. Na linguagem da bíblia ele é mais conhecido por “José”, mais tarde governador do Egito.
 

Seria dos “astros” e “estrelas” da TV? Ou dos famosos das capas de revistas semanais? Seria dos ídolos do futebol brasileiro? Ou dos políticos do nosso senado? De que tipo de pessoas nosso mundo precisa?
 A bíblia responde: o mundo precisa de pessoas como Josué, que, em tempo de indecisão, dúvida e apostasia, decidiu servir a Deus com sua família. “É dele a frase: Eu e minha casa serviremos ao senhor” (Josué 24: 15).

O mundo precisa de homens como Jó, “íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal” (Jó 1:1). Jó é um exemplo de fidelidade na mais profunda adversidade e provação. Foi o autor das frases: “Ainda que ele me mate, Nele esperarei” (Jó 13:15), “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior”
 (Jó 19: 25 & 27).

 O mundo precisa de mulheres como Rute, que, mesmo sendo Moabita, recusou abandonar sua sogra, preferindo entregar-se ao povo de Deus- feito que a tornou bisavó do rei Davi. Da sua linhagem veio Cristo, o salvador do mundo. Que privilégio! (Rute 4: 21 22).
Sua frase famosa foi:  “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” (Rute 1:16.) 

O mundo precisa de moças como Ester, que compreendam que é a pessoa certa no lugar certo, no tempo certo. Ester entendeu que havia sido chamada para aquele tempo para uma nobre missão: Livrar seu povo do extermínio. 
Tomou a firme decisão de expor sua vida mesmo com perigo de morte, falando com o rei mesmo sendo contra a lei. Foi dela a frase: “se perecer pereci”

 O mundo precisa de crianças como Samuel (1 Samuel 2: 18), que, devidamente educado, foi entregue aos cuidados do sacerdote Eli na metade da primeira infância para aprender o sagrado ofício do sacerdócio, tornando um dos mais importantes líderes do povo de Deus em toda história da igreja. Tornou-se portador de três importantíssimas funções: sacerdote, profeta, juiz!

Foi dele a frase “até aqui nos ajudou o senhor” (1 Samuel 7:12).
 
O mundo precisa de jovens como foi José: Fiel aos homens e temente a Deus.
Foi vendido como escravo por seus próprios irmãos aos dezessete anos, preso injustamente durante dois anos após recusar trair seu patrão e pecar contra Deus, seu senhor, dizendo: “como cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus”? (Gêneses 39: 9). Os comentaristas afirmam que as vestes de José que ficaram nas mãos daquela mulher eram da parte de trás de sua roupa, o que serviu de prova de sua “fuga”.
 José é um dos mais retos da história bíblica. Em sua vida, não há registro de fracasso. É um tipo de Cristo: vitorioso, vencedor na mais acérrima adversidade familiar, social e espiritual. Foi firme na adversidade benévolo na prosperidade. Aos trinta anos, em sua melhor fase, tornou-se governador do Egito! 

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que não se compram nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o erro pelo seu nome; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que aconteça tudo errado." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário