Analise da parábola do rico e do mendigo Lázaro, como você nunca viu.

Como entender a parábola de Lucas 16:19?

 Alguns pensam que a história contada por Cristo, do rico e de Lázaro, registrada em Lucas 16:19-31, prova a imortalidade da alma. Esta história nada diz sobre almas imortais partindo do corpo dos mortos.
Como entender então?
Primeiro devemos entender o termo parábola; “metáfora, alegoria,” ou seja: Não entende como se lê. Jamais uma parábola,  pode servir como base doutrinaria.
 Exemplo:
Juízes 9:7-15  E, dizendo-o a Jotão, foi e pôs-se no cume do monte de Gerizim, e levantou a sua voz, e clamou e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós;
Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós.
Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?
Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós.
Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores?
Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós.
Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores?
Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós.
E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano.
Veja que em parábola, árvores e outros tipos de plantas falam!  Caso os defensores da imortalidade da alma queira explicar parábola de forma literal, eles vão ter muito a explicar com relação a parábola  citada acima. 
 Perceba que, parábola é algo que precisa ser entendida, não de forma literal:
Mateus 13: 10-15 E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.
Mateus 13: 36 Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
Então, como entender a parábola do rico e do mendigo Lázaro?
Primeiro vamos desmistificar alguns pontos: 
Pobreza  não é sinal de justiça...
 Riqueza não é sinal de injustiça...
Então porque o mendigo  seria salvo, e o rico seria condenado?  Analise que, a passagem expressa;  “um era rico, e o outro mendigo”!
 Muitos homens de Deus, no passado foi rico; Abraão, Jó, Daniel e outros.
Sobre pobreza ao extremo, o que diz a bíblia?
Salmos 37: 25 Já fui jovem e agora sou velho,
mas nunca vi o justo desamparado
nem seus filhos mendigando o pão.
Pasmem! Se justo não mendiga pão, então, porque ele seria salvo?
A resposta é simples: não passa de uma alegoria; mas para tirar toda duvida, vejamos a seguir.
A partir do verso "23 do capitulo 16  de Lucas" começa um dialogo entre o rico com Abraão.
 Isso quer dizer que o inferno e o céu são próximos?
E os que estão de um lado podem ver e conversar com os que estão do outro?
Seria feliz “prazeroso” para uma mãe ver seu filho que se perdeu em tormenta e pedindo ajuda sem ela poder fazer nada? 
Totalmente sem lógica tratar essa parábola como algo literal, não acha?
O que seria então, ou oque significa essa parábola?  Quem seria o rico, e o mendigo, e o que  Abraão tem haver com a História?
Simples:
O rico seria os judeus, o mendigo seria os gentios, Abraão símbolo de fé.
 Vejamos então: Os judeus eram ricos no sentido espiritual, rico da graça, pois para Deus os bens materiais não quer dizer nada, mas sim a vida espiritual. Veja o que ele fala para a uma igreja que se considera rica no dinheiro, mas não tem a graça!
Apocalipse 3:17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
E os judeus eram ricos, confira!
Romanos 9:4-5 O povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas.
Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana  de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.
Percebeu o qual rico das bênçãos e da graça eles eram?
E os gentios, era o mendigo da história, veja:
Mateus 15:21-27  E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.
E eis que uma mulher Cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor socorre-me!
Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Perceba como ela mendiga o pão espiritual?  Essa atitude de Cristo era apenas para provar a fé daquela mulher, mas esse era o método utilizado também pelos judeus, com relação aos gentios.
E como se morre na parábola?
Um morreu  da graça, no caso o rico; e o outro morreu para o mundo no caso os gentios. Conferir!
Romanos 11: 11-12  Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio à salvação aos gentios, para incitá-los à emulação.
 E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!
Efésios 2: 11-12 Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisos pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
Veja:  os judeus vivem em tormenta até hoje
Deuteronômio 28:47-48 Porquanto não serviste ao Senhor teu Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo.
Assim servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará contra ti, com fome e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído.
 O que era rico ficou pobre, e o que era pobre ficou rico.
Gálatas 3:7-9 E Abraão? Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
Ora, tendo a Escritura prevista que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão
Desta forma o mendigo, ou seja, os gentios gozam da fé de Abraão!

 Amém!

Fonte: A verdade presente

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