Alguns pensam que a história contada por Cristo, do rico e
de Lázaro, registrada em Lucas 16:19-31, prova a imortalidade da alma. Esta
história nada diz sobre almas imortais partindo do corpo dos mortos.
Como entender então?
Primeiro devemos entender o termo parábola; “metáfora,
alegoria,” ou seja: Não entende como se lê. Jamais uma parábola, pode servir como base doutrinaria.
Exemplo:
Juízes 9:7-15 E,
dizendo-o a Jotão, foi e pôs-se no cume do monte de Gerizim, e levantou a sua
voz, e clamou e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a
vós;
Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram
à oliveira: Reina tu sobre nós.
Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura,
que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?
Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre
nós.
Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o
meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores?
Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre
nós.
Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que
alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores?
Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e
reina sobre nós.
E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis
por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não,
saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano.
Veja que em parábola, árvores e outros tipos de plantas
falam! Caso os defensores da
imortalidade da alma queira explicar parábola de forma literal, eles vão ter
muito a explicar com relação a parábola
citada acima.
Perceba que, parábola
é algo que precisa ser entendida, não de forma literal:
Mateus 13: 10-15 E, acercando-se dele os discípulos,
disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes:
Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não
lhes é dado;
Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas
àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não
veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo,
ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de
mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os
olhos, E ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e
eu os cure.
Mateus 13: 36 Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus
para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a
parábola do joio do campo.
Então, como entender a parábola do rico e do mendigo Lázaro?
Primeiro vamos desmistificar alguns pontos:
Pobreza não é sinal
de justiça...
Riqueza não é sinal
de injustiça...
Então porque o mendigo
seria salvo, e o rico seria condenado?
Analise que, a passagem expressa; “um era rico, e o outro mendigo”!
Muitos homens de Deus,
no passado foi rico; Abraão, Jó, Daniel e outros.
Sobre pobreza ao extremo, o que diz a bíblia?
Salmos 37: 25 Já fui jovem e agora sou velho,
mas nunca vi o justo desamparado
nem seus filhos mendigando o pão.
Pasmem! Se justo não mendiga pão, então, porque ele seria
salvo?
A resposta é simples: não passa de uma alegoria; mas para
tirar toda duvida, vejamos a seguir.
A partir do verso "23 do capitulo 16 de Lucas" começa um dialogo entre o rico com
Abraão.
Isso quer dizer que o
inferno e o céu são próximos?
E os que estão de um lado podem ver e conversar com os que
estão do outro?
Seria feliz “prazeroso” para uma mãe ver seu filho que se
perdeu em tormenta e pedindo ajuda sem ela poder fazer nada?
Totalmente sem lógica tratar essa parábola como algo literal,
não acha?
O que seria então, ou oque significa essa parábola? Quem seria o rico, e o mendigo, e o que Abraão tem haver com a História?
Simples:
O rico seria os judeus, o mendigo seria os gentios, Abraão
símbolo de fé.
Vejamos então: Os
judeus eram ricos no sentido espiritual, rico da graça, pois para Deus os bens
materiais não quer dizer nada, mas sim a vida espiritual. Veja o que ele fala
para a uma igreja que se considera rica no dinheiro, mas não tem a graça!
Apocalipse 3:17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e
de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e
cego, e nu;
E os judeus eram ricos, confira!
Romanos 9:4-5 O povo de Israel. Deles é a adoção de filhos;
deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo
e as promessas.
Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a
linhagem humana de Cristo, que é Deus
acima de tudo, bendito para sempre! Amém.
Percebeu o qual rico das bênçãos e da graça eles eram?
E os gentios, era o mendigo da história, veja:
Mateus 15:21-27 E,
partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.
E eis que uma mulher Cananéia, que saíra daquelas cercanias,
clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha
filha está miseravelmente endemoninhada.
Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos,
chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de
nós.
E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às
ovelhas perdidas da casa de Israel.
Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor socorre-me!
Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos
filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem
das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Perceba como ela mendiga o pão espiritual? Essa atitude de Cristo era apenas para provar
a fé daquela mulher, mas esse era o método utilizado também pelos judeus, com
relação aos gentios.
E como se morre na parábola?
Um morreu da graça,
no caso o rico; e o outro morreu para o mundo no caso os gentios. Conferir!
Romanos 11: 11-12 Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que
caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio à salvação aos gentios, para
incitá-los à emulação.
E se a sua queda é a
riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua
plenitude!
Efésios 2: 11-12 Portanto, lembrai-vos de que vós noutro
tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisos pelos que na carne se
chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Que naquele tempo
estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças
da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
Veja: os judeus vivem
em tormenta até hoje
Deuteronômio 28:47-48 Porquanto não serviste ao Senhor teu
Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo.
Assim servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará
contra ti, com fome e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu
pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído.
O que era rico ficou
pobre, e o que era pobre ficou rico.
Gálatas 3:7-9 E Abraão? Sabei, pois, que os que são da fé
são filhos de Abraão.
Ora, tendo a Escritura prevista que Deus havia de justificar
pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as
nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente
Abraão
Desta forma o mendigo, ou seja, os gentios gozam da fé de
Abraão!
Amém!
Fonte: A verdade presente
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